segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Castanheira da Serra



CASTANHEIRA DA SERRA ( FAJÃO)


Perdida na Serra do Açor (Paisagem Protegida), a pequena povoação de Castanheira da Serra esconde-se entre as imponentes montanhas que a rodeiam.


Vitíma do isolamento e da interioridade, fustigada por vários incêndios florestais, esta aldeia do concelho Pampilhosa da Serra, freguesia de Fajão, acolhe, actualmente, pouco mais de uma dezena depessoas, a maioria idosos. Longe vão os tempos em que esta aldeia, construída em xisto, era habitada por mais de 50 famílias, segundo relatos dos mais velhos.


A fuga para as grandes cidades do Litoral, em especial Lisboa, e a emigração para a França, durante a vigência do Estado Novo, na busca de uma vida melhor, conduziu à, inevitável, desertificação. No Verão, o tempo parece voltar para trás e em Agosto os filhos daTerra regressam à Castanheira da Serra.


É ali que muitos passam assuas férias ou aproveitam para recuperar forças nos fim de semanaprolongados. A beleza natural; o verde, o ar puro; o silêncio e o «bem receber» dasgentes da Serra, é o que a Castanheira da Serra tem para oferecer aquem a visita. No Verão pode esperar dias muito quentes.


No Inverno, prepare-se para o frio, e por vezes, para a neve. É que a Castanheira eleva-se quase aos mil metros de altura.Quando visitar esta pequena aldeia, não pode deixar de passar pelasmíticas fontes de água pura, fresca e cristalina, escondidas entre umconjunto de imponentes castanheiros centenários (há quem diga mesmo milenáres, devido ao grandioso porte que estas árvores exibem).


A «Fonte dos Namorados», mais reservada e escondida, é ideal para... namorar.A da «Palaia», ideal para quem quer fazer uma boa patuscada.


O queijo curado de cabra, o mel (puro) e água-ardente de mel ou de medronho são produtos, cada vez mais raros, mas de inegável qualilade, que deve procurar provar quando visitar a Castanheira da Serra.A chanfana de cabrito, a saborosa broa de milho, as filhós e a tijelada, são alguns dos pratos típicos desta pequena aldeia, inseridana região do Alto Ceira.


Para ajudar a fazer render as pequenas reformas, os poucos habitantes desta aldeia dedicam-se à prática de uma agricultura de subsistência -produção de batata, milho, feijão - e à criação de gado, em especial de cabras.

A Comissão de Melhoramentos de Castanheira da Serra, cridada em 1952,tem tido um papel decisivo e fundamental no desenvolvimento desta pequena aldeia.


Entre os vários melhoramentos realizados por esta colectividade de cariz regionalista contam-se: a construção do ramal de acesso da estrada principal à aldeia; a construção da Casa do Povo - onde todos os castanheirenses se reúnem para beber um café, para dois dedos de conversa, uma partida de Suéca ou, simplesmente, ver televisão - a construção de um campo de futebol de cinco; a construção de um apiscina - equipamento que faz as delícias dos mais novos -; e aconstrução da rede e tanques de abastecimento de água à população - a água, que existe em abundância na zona e que é captada e armazenada em dois tanques de grande porte, para depois ser distribuída, gratuitamente, por toda a população.


São Tiago é o padroeiro desta pequena aldeia, sendo que as festas em sua honra se realizam a 15 de Agosto. Na pequena Capela de Castanheirada Serra realce para a existência de uma pequena imagem de Santa Goreti, que dizem ter sido trazida de Itália. ~


Quem visita a Castanheira da Serra, promete voltar depressa ao«paraíso» que encontrou perdido na Serra do Açor.

Pode também consultar o bloghttp://castanheiradaserra-fajao.blogspot.com/ e Castanheira da Serra noFacebook

3 comentários:

  1. Castanheira da Serra, mais conhecida pela "terra" onde vamos de férias e nos sentimos bem e esquecemos tudo o resto por momentos...

    O silêncio forçado dos tlm, devido a falta de rede, acabam por nos "obrigar" a descansar mais um pouco...

    Tanto havia a falar sobre esse cantinho especial esquecido no meio da serra...

    Abraços e obrigado por este espaço.
    Irei adicionar no meu blog.

    Nuno Miranda
    http://sonhandolivremente.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Boas :D

    Tambem sou da Castanheira! Possivelmente devo conhecer quase toda a gente de la :D

    BHS se possivel envia-me o teu email para castanheiradaserra@gmail.com para que possa falar contigo sobre 1 projecto que engloba a Castanheira em todos os sentidos e gostaria de ter a tua colaboração, pois vejo que possui bons recursos, tais como fotos, textos, conhecimentos e gosto pela "terra".

    Agradeço o teu contacto ;D

    ResponderEliminar